(Paulo
Henrique Bolgar)
Resenha
O mundo dos negócios é
marcado por aceleradas, complexas e significativas mudanças em todas as
dimensões do ambiente humano-social, político, religioso, cultural, econômico, entre
outras. E a velocidade destas mudanças impacta profundamente a sociedade como
um todo, inclusive a gestão empresarial. Maior ainda é o impacto no mundo dos
negócios, sendo destacados:
Globalização e
Competição: A globalização traz acirrada competição à nível global, impondo
regras próprias, como transformar produtos e serviços em commodities, assim
como preços globais e atuação e capacidade em nível mundial, atendimento ágil e
tecnologia. Tem-se o desafio de criar
capacidades organizacionais globais e movimentar talentos, ideias e informação
global, com produtos e serviços competitivos, diversificados e muitas vezes
específicos.
Novas demandas do
cliente: O cliente está mais exigente, quer produtos e serviços diversificados,
com qualidade e bom preço, além de ter mais consciência de seus direitos e
estarem cobrando mais. O foco principal passa a ser o cliente nas organizações
de alta performance e visão.
Tecnologia e Inovação: A tecnologia se inova de modo assustador, diminuindo o ciclo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Mudam vetores ambientais e ciclo de vida de produtos e serviços afetando o desenvolvimento humano. A sociedade é alavancada com a tecnologia e paradigmas são quebrados. A tecnologia tornou o mundo menor, mais próximo e mais veloz. O trabalho está sendo mudado com as novas tecnologias, pode-se trabalhar em lugares diversos, porém sempre conectados à empresa pela telecomunicação.
Tecnologia e Inovação: A tecnologia se inova de modo assustador, diminuindo o ciclo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Mudam vetores ambientais e ciclo de vida de produtos e serviços afetando o desenvolvimento humano. A sociedade é alavancada com a tecnologia e paradigmas são quebrados. A tecnologia tornou o mundo menor, mais próximo e mais veloz. O trabalho está sendo mudado com as novas tecnologias, pode-se trabalhar em lugares diversos, porém sempre conectados à empresa pela telecomunicação.
Conhecimento e Capital
Intelectual: O capital intelectual é o ativo mais valioso de uma organização. O
valor agregado de uma empresa pelo conhecimento de seus funcionários ou seus
sistemas de informação traz competitividade e diferencial.
Empregos e Relações de
Trabalho: A definição de emprego está sendo questionada, pois surgem novos
modelos e estruturas de organização, como redes de empresa, empresas virtuais,
terceirização, etc. O desemprego global e falta de preparo tecnológico e
educacional por pessoas eleva o aumento de atividades informais e
autônomas. Tais trabalhadores informais
ou autônomos mudam as relações de trabalho, pois não gozam dos direitos
trabalhistas.
Reestruturação
Industrial e Tecnologia de Gestão Organizacional: As empresas buscam serem mais
competitivas devido às mudanças de ambiente, e adotam reestruturações
organizacionais e implementam ferramentas e tecnologias de gestão tais como
programas de redução e enxugamento de estruturas e níveis hierárquicos, entre
outros.
Esse cenário traz
profundas e bruscas mudanças externas e internas nas empresas, fazendo com que
se busquem novas alternativas e oportunidades de negócios. Essa competição
torna o fator humano o diferencial de competição e sucesso no mercado, seja na
forma de capital intelectual, tecnologia, prestação de serviços ou outros, que
tem origem e fundamentos de pessoas.
Rio de Janeiro, 15 de
Maio de 2013.
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